sexta-feira, 30 de março de 2018

Percentual obrigatório de biodiesel passa para 10%

Começou a valer a partir de quinta-feira (1/3) a composição de 10% de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final (B10). O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o aumento da mistura em dezembro de 2017, antecipando em um ano, o prazo máximo determinado pela Lei nº 13.263/16.
Com o B10, a expectativa é que demanda do biodiesel cresça em 1 bilhão de litros neste ano. A estimativa de consumo é de 5,3 bilhões de litros em 2018. A adoção do novo percentual no mês março coincide com o início da safra da soja (principal matéria-prima), melhor período em termos de abundância de oferta.
A iniciativa também abre espaço para a redução das importações de óleo diesel, agrega valor na agroindústria do biodiesel, com relação direta com outras agroindústrias (grãos, oleaginosas, carnes) e induz a melhora da pauta de exportação do agronegócio (produtos processados ao invés de in natura).
Ministério de Minas e Energia
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Você sabia que, com a diminuição de enxofre no diesel comum (sendo este componente um biocida natural), proporcionou uma importante fonte de alimento para os micro-organismos? O enxofre é um componente que inibe a proliferação de bactérias e fungos, e sua redução com a adição do biodiesel em 10% no óleo diesel comum para um combustível menos poluente, agravou substancialmente mais os problemas de contaminação microbiana.
Outro grave problema com o biodiesel é o aumento substancial da higroscopia em comparação com o óleo diesel comum, o que significa que potencializa a absorção de mais água. O biodiesel pode absorver até 1500 ppm de água, 30 vezes mais que no óleo diesel comum, 50 ppm de água, resultando em um elevado teor de água dissolvida no combustível.
Conforme o manual da PETROBRAS e ANP de boas práticas de estocagem, o biodiesel deve ser estocado preferivelmente pelo prazo de até 30 dias.  Sendo superior a este período, dependendo de suas condições de armazenamento, pode deteriorar-se, tornando todo o conteúdo do tanque impróprio para uso.
A Puridiesel desenvolveu um otimizador para combustível afim de solucionar totalmente este problemas.
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Extra Power age diretamente nas partículas de água que se forma nas paredes dos tanques, proveniente do processo de condensação da umidade (um fenômeno natural, inevitável e a onde se inicia a contaminação). A água, uma vez presente no tanque de armazenamento de óleo diesel, leva ao desenvolvimento e multiplicação de colônias de microrganismos (bactérias, fungos e leveduras) que se alimentam do diesel gerando um material com aspecto de lama de cor marrom ou escura, a que denomina-se de borra e que se constitui de colônias de bactérias e de produto de corrosão dos tanques. Além da borra são gerados ácidos orgânicos, álcoois e ésteres, devido a sua decomposição.
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