segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Se a válvula termostática estiver oxidada, o motor sofrerá com superaquecimento?

Além de outros componentes, a válvula termostática é uma peça importantíssima para um bom funcionamento do sistema de arrefecimento dos motores. Ela é responsável pelo controle da temperatura do motor. Quando o motor está frio, ela fica fechada, fazendo com que o líquido de arrefecimento (água e aditivo) volte para o bloco do motor. A partir de uma determinada temperatura, cerca de 90 graus, ela se abre, permitindo a passagem do líquido para o radiador para que ele seja refrigerado e volte para o bloco.

Se a válvula apresentar problema de oxidação, a mesma poderá travar e o motor sofrerá com superaquecimento, uma vez que o líquido quente ficará no motor.

Caso o sistema trabalhe somente com água pura, sem nenhum aditivo, com o tempo a acidez da água (característica natural) irá corroer as partes do curso da válvula termostática, interrompendo a sua funcionalidade, podendo travar fechada ou aberta, e isto irá comprometer toda a troca de calor de que o motor necessita para o bom funcionamento.  Em casos mais extremos, pode até vir a fundir o motor. 

Para evitar que a válvula tranque, algumas pessoas sugerem retirá-la, fazendo assim com que o líquido circule livremente do motor para o radiador.
Este procedimento é totalmente errado, pois irá comprometer o funcionamento do motor.

Os veículos ou equipamentos saem de fábrica com um aditivo que é colocado junto à água do radiador. Essa composição evita desgastes de peças e auxilia no bom funcionamento da válvula termostática e demais componentes. 

"Para que este problema não ocorra, se faz necessário a utilização de um bom fluido e uma revisão preventiva do sistema de arrefecimento sempre que possível” 

Uma das formas de se evitar os problemas de corrosão nos sistemas de arrefecimento dos motores é manter o equilíbrio do ph da água entre 8 e 9, utilizando-se MAX FLUID Fluido para sistema de arrefecimento.

MAX FLUID com seu completo pacote de proteção, foi desenvolvido com um agente exclusivo em sua formulação, o qual é responsável por eliminar a acidez da água, equilibrando o pH em uma escala segura de até 9, na qual também é balanceado para manter-se nesta mesma escala de pH quando houver uma aplicação excessiva do produto, fora da recomendação do fabricante.

MAX FLUID é o único produto concentrado do mercado, de alta diluição, com valor de pH 9 em sua composição pura.

A diluição de MAX FLUID, numa proporção de 1 litro para 39 litros de água, pode ser feita com água de qualquer origem (poço artesiano, torneira, etc), desde que seja limpa, não havendo necessidade da mesma ser desmineralizada.

Max Fluid - Aditivo Para Radiador

Clique e conheça o pacote de proteção do Max Fluid

0 comentários:

Postar um comentário