segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como se forma a corrosão por oxidação no sistema de arrefecimento?

Ao contrário do que sempre se imaginou, água pura, sem adição de um bom fluido, é extremamente prejudicial ao sistema de arrefecimento de motores, provocando a oxidação (ferrugem) dos componentes do sistema. Este desgaste é ocasionado pela acidez da água, sendo esta uma característica natural.
Quando se utilizada água de poços artesianos, este fenômeno tende ser ainda maior, devido ao valor de pH que chega à escala de 5 de acidez.
Escala de pH de Água e Fluidos para sistema de arrefecimento






A escala de pH é uma maneira de indicar a concentração de íon de hidrogênio (H+) numa solução. Esta escala varia entre o valor mínimo 0 (acidez máxima), e o máximo 14 (acidez mínima ou basicidade máxima). A 25 °C, uma solução neutra tem um valor de pH = 7.
Ao longo do tempo, para resolver o problema de acidez da água, desenvolveu-se no mercado produtos à base de sais, os quais elevam o ph da água acima de 11, tornando-a alcalina. Entretanto, esta alcalinidade provoca sérios problemas ao sistema de arrefecimento, principalmente nos componentes de alumínio.
Uma das formas de se evitar os problemas de corrosão nos sistemas de arrefecimento dos motores é manter o equilíbrio do ph da água entre 8 e 9,utilizando-se MAX FLUID Fluido para sistema de arrefecimento.
MAX FLUID com seu completo pacote de proteção, foi desenvolvido com um agente exclusivo em sua formulação, o qual é responsável por eliminar a acidez da água, equilibrando o pH em uma escala segura de até 9, na qual também é balanceado para manter-se nesta mesma escala de pH quando houver uma aplicação excessiva do produto, fora da recomendação do fabricante.
MAX FLUID é o único produto concentrado do mercado, de alta diluição, com valor de pH 9 em sua composição pura.
A diluição de MAX FLUID, numa proporção de 1 litro para 39 litros de água, pode ser feita com água de qualquer origem (poço artesiano, torneira, etc), desde que seja limpa, não havendo necessidade da mesma ser desmineralizada.
Max Fluid  - Aditivo Para Radiador















Clique aqui e conheça o pacote de proteção Max Fluid

0 comentários:

Postar um comentário