quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cetesb fiscaliza fumaça liberada por veículos a diesel em Campinas, SP

Nas operações feitas em junho e julho foram autuados 561 motoristas.
Multa é de R$ 1,4 mil e pode dobrar se o condutor já tiver sido flagrado.

Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com o apoio da Polícia Rodoviária, realizaram nesta quarta-feira (24) a "Operação Inverno", que mede a quantidade de fumaça preta emitida pelos escapamentos de caminhões e veículos a diesel. Na região, a fiscalização ocorreu na Rodovia Anhanguera, em Campinas (SP).
Por meio de uma tabela de referência, a equipe avaliava se o tom da fumaça estava dentro do limite permitido. Caso estivesse irregular, o veículo era multado em R$ 1.413, mas o valor poderia dobrar em caso de reincidência.

A operação foi realizada em 23 pontos do estado de São Paulo. Até a publicação da reportagem, nenhum balanço foi divulgado.

Ranking

Segundo a Cetesb, as rodovias Anhanguera e Bandeirantes lideram o ranking das vias que mais tiveram caminhões com problemas nos últimos dois meses.
Nas operações realizadas em junho e julho, os fiscais multaram 561 motoristas. Deste total, 381 autuações foram no trecho que liga Campinas a São Paulo.
Essa é a terceira vez que a fiscalização é realizada no estado de São Paulo durante o inverno. Segundo a Cetesb, é que nesta época a umidade do ar é menor e o problema fica mais visível, tanto para quem está fiscalizando quanto para quem está sentindo os efeitos da poluição.

Fonte: G1 EPTV Campinas
http://glo.bo/2bgBCd9





















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sexta-feira, 8 de julho de 2016

Teor de Água no Biodiesel

No encontro da Aprobio com a a ANP, foi discutido sobre o novo padrão de qualidade do biodiesel brasileiro, a ser publicado em norma técnica da ANP em fevereiro, e que, entre outras propostas, deve baixar o grau de umidade do produto dos atuais 500 ppm (partes por milhão) para 200 ppm.

Ainda que considere possível produzir o biodiesel sob as novas especificações, o presidente da Aprobio manifestou preocupação quanto à manutenção desse padrão de umidade durante toda a cadeia, nas etapas de transporte, distribuição e venda final ao consumidor nos postos de abastecimento. Diante disso, a Aprobio propôs, em documento entregue à ANP, a adoção de 350 ppm, mesmo padrão umidade adotado na Europa.

“É muito difícil manter a umidade sem variações com o produto percorrendo grandes distâncias no transporte e distribuição”, afirmou Alexandre Pereira, conselheiro da Aprobio. Na Europa, diz ele, o padrão de umidade do biodiesel é 500 ppm, mas produtores e distribuidores tem acordo para mantê-la em 350 ppm.

A Alemanha, pioneira na utilização de biodiesel em larga escala, intensificou as discussões no ano passado sobre o teor de água. O catalisador dos debates foram os problemas na rede de distribuição com o uso de biodiesel. A utilização de 200 ppm parece ser uma tendência em países com grande produção de biodiesel.

Na integra:
http://www.biodieselbr.com/

Biodiesel contaminado com água
Biodiesel contaminado com água.

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Diesel/Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias
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Incêndio destrói caminhão que faz show na Fórmula Truck


Incêndio destrói caminhão que faz show na Fórmula Truck

A organização da Fórmula Truck lamenta o incidente ocorrido hoje pela manhã (dia 5 de julho) com um dos caminhões que fazem o show da categoria. Por volta das 8h30, na BR 369, na altura do km 79, próximo à cidade de Cornélio Procópio, no Paraná, o motorista percebeu que havia fogo na parte de trás do caminhão e parou imediatamente para tentar apagar as chamas. Como não foi possível, ele desengatou o caminhão da carreta para salvá-la do fogo.

Infelizmente o caminhão de show ficou completamente destruído e será levado para a perícia pois a causa do incidente ainda não foi identificada, visto que o veículo não apresentava qualquer problema.

A Fórmula Truck agradece a atitude do motorista Luz Antônio Marques Teixeira (Litrão), que é responsável pelo resgate na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, pela rápida atitude em desengatar o caminhão da carreta para evitar que o incêndio se alastrasse. A Fórmula Truck avisa que não houve feridos.

Lamentamos o ocorrido e informamos a todos os fãs da categoria que a próxima etapa que está confirmada no dia 31 de julho em Interlagos quando novamente faremos um grande show.

Neusa Navarro
Presidente da Fórmula Truck
http://www.fenasucro.com.br

Fenasucro 2016

FENASUCRO DE 23 A 26 DE AGOSTO 2016


A Fenasucro & Agrocana está localizada em um dos principais e mais produtivos pólos do setor sucroenergético no mundo e é o único evento a reunir toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar em um mesmo local, contemplando desde o preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, industrialização, mecanização, aproveitamento dos derivados até a industrialização do produto final e sua distribuição.
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Participar da Fenasucro & Agrocana é sinônimo de fazer parte do cenário sucroenergético mundial. Faça seu credenciamento, acesse:
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segunda-feira, 4 de julho de 2016

Diesel/Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias

Como água surge no óleo diesel?

Água pode aparecer no tanque a partir do recebimento de um novo estoque de óleo diesel, seja na forma de água livre, dispersa, em emulsão e/ou solúvel. 

Quando o óleo diesel se apresenta turvo é porque contém gotas de água muito pequenas. 

Elas não sedimentam e dão aspecto turvo ao combustível. Até uma muito pequena contaminação do óleo diesel com substância surfactante (sabões ou detergentes) tem o poder de fazer com que gotas de água muito pequenas fiquem dispersas no óleo, causando turvação no combustível. 

Água surge continuamente nos estoques de óleo diesel, noite e dia, a partir da condensação da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de “respiração”. 

Desde uma refinaria até o cliente consumidor, o óleo diesel passa por 4 a 8 tanques e todos esses tanques têm a possibilidade de conter alguma água.

Considerando, no entanto, que a quantidade de umidade contida no ar é pequena e que a água que ficará capturada no tanque a partir da condensação será somente uma parcela da umidade do ar, não seria razoável esperar uma grande quantidade de água depositada no fundo do tanque resultante da umidade do ar. 

Outros fatores envolvidos na condensação de água do ar são as diferenças de temperatura e pressões parciais entre o meio ambiente externo ao tanque e esses mesmos parâmetros no interior do tanque. 

Mesmo o grau de secagem que o óleo diesel tenha alcançado na refinaria poderá mascarar parcialmente o efeito da condensação da umidade do ar, isto é, se o óleo diesel estiver muito seco ele absorverá total ou parcialmente a água originada da umidade do ar.


Veja nas imagens abaixo a ilustração de como a contaminação se forma.


Diesel e Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias - Biocida
Ilustração 01 - Diesel e Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias
























Diesel e Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias - Biocida
Ilustração 02 - Diesel e Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias
























Diesel e Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias - Biocida
Ilustração 03 - Diesel e Biodiesel Contaminado com Água e Bactérias




quinta-feira, 23 de junho de 2016

Max Fluid Aditivo para radiador (Sistema de Arrefecimento)

Você que está sempre buscando melhor proteção para o sistema de arrefecimento dos veículos de sua frota e maior confiabilidade do seu equipamento, escolher um aditivo correto é essencial!
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Max Fluid - Aditivo para radiador

quinta-feira, 16 de junho de 2016