A cavitação é outro problema presente no sistema de
arrefecimento e muito confundido com a corrosão por oxidação, proveniente da acidez
natural da água, porém com características diferentes.
A cavitação ocorre sempre nas mesmas regiões, como
constatamos na imagem abaixo.
Inicia-se com a formação de pequenas bolhas que surgem com a
movimentação rápida da água e pelo desprendimento de vapores. Estas bolhas
estouram sob uma enorme pressão e removem pequenos nacos dos materiais, provocando
assim a cavitação.
Os resíduos de metais desprendidos contribuem para a
destruição prematura de todos os componentes do sistema de arrefecimento.
A maior incidência de cavitação nos motores a diesel se
concentra nas camisas de cilindros, podendo esta corrosão perfurar a camisa de
um lado para o outro, de tal forma que a água escoará para
dentro do motor, ocasionando pane total do mesmo.
Uma das formas de se
evitar os problemas de cavitação nas peças do sistema é utilizar MAX
FLUID Fluido para sistema de arrefecimento.
MAX FLUID com seu
completo pacote de proteção, foi desenvolvido com dois agentes exclusivos
em sua formulação, responsáveis por diminuir a resistência das bolhas de oxigênio
e por formar uma película protetora sobre a superfície dos metais.
O processo de
formação e implosão das bolhas contra os metais continuará ocorrendo, porém as
mesmas se dissiparão em diminutas partículas, as quais irão se chocar contra a
película protetora e não diretamente com o metal. Assim, não mais ocorrerá a
cavitação e deterioração das peças do sistema. Esta película protetora tem uma
formação contínua com a aplicação de MAX FLUID.
Para manter a
eficácia de todo o pacote protetivo, deve-se adicionar MAX FLUID aos
frequentes intervalos de reposição do liquido de arrefecimento.
A diluição de MAX FLUID, numa proporção de 1
litro para 39 litros de água, pode ser feita com água de
qualquer origem (poço artesiano, torneira, etc), desde que seja limpa, não
havendo necessidade da mesma ser desmineralizada.
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