segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como se forma a corrosão por cavitação no sistema de arrefecimento?

A cavitação é outro problema presente no sistema de arrefecimento e muito confundido com a corrosão por oxidação, proveniente da acidez natural da água, porém com características diferentes.

A cavitação ocorre sempre nas mesmas regiões, como constatamos na imagem abaixo.
Inicia-se com a formação de pequenas bolhas que surgem com a movimentação rápida da água e pelo desprendimento de vapores. Estas bolhas estouram sob uma enorme pressão e removem pequenos nacos dos materiais, provocando assim a cavitação.
Os resíduos de metais desprendidos contribuem para a destruição prematura de todos os componentes do sistema de arrefecimento.

A maior incidência de cavitação nos motores a diesel se concentra nas camisas de cilindros, podendo esta corrosão perfurar a camisa de um lado para o outro, de tal forma que a água escoará para dentro do motor, ocasionando pane total do mesmo.
Uma das formas de se evitar os problemas de cavitação nas peças do sistema é utilizar MAX FLUID Fluido para sistema de arrefecimento.

MAX FLUID com seu completo pacote de proteção, foi desenvolvido com dois agentes exclusivos em sua formulação, responsáveis por diminuir a resistência das bolhas de oxigênio e por formar uma película protetora sobre a superfície dos metais.

O processo de formação e implosão das bolhas contra os metais continuará ocorrendo, porém as mesmas se dissiparão em diminutas partículas, as quais irão se chocar contra a película protetora e não diretamente com o metal. Assim, não mais ocorrerá a cavitação e deterioração das peças do sistema. Esta película protetora tem uma formação contínua com a aplicação de MAX FLUID.

Para manter a eficácia de todo o pacote protetivo, deve-se adicionar MAX FLUID aos frequentes intervalos de reposição do liquido de arrefecimento.

A diluição de MAX FLUID, numa proporção de 1 litro para 39 litros de água, pode ser feita com água de qualquer origem (poço artesiano, torneira, etc), desde que seja limpa, não havendo necessidade da mesma ser desmineralizada.

Max Fluid - Aditivo Para Radiador





















Clique aqui e conheça o pacote de proteção Max Fluid

0 comentários:

Postar um comentário